Artigos

As nunces da atuação da enfermagem no contexto da Pandemia

Por Andreia Freitas de Souza Werneck
Gerente de Enfermagem do Hospital Municipal Brigadeiro. Cursando MBA em Gestão de Saúde, Especialista em Terapia Intensiva.

Linkedin: www.linkedin.com/in/andréia-freitas-353967151

É certo que a pandemia deixou em evidência um quadro de profissionais que sempre executou um serviço essencial à sociedade. Nunca se discutiu tanto a valorização da equipe de enfermagem, embora paralelamente, a reivindicação por um piso salarial digno e uma jornada de trabalho justa ainda seja algo em discussão e de luta constante da categoria.

São muitos os reflexos disseminados pela COVID-19: temos um grande enfrentamento dos profissionais que lutam diuturnamente pelo restabelecimento da saúde dos pacientes acometidos pelo vírus. Embora tenhamos nossas inseguranças, o compromisso com o próximo em seu momento de maior fragilidade e dependência sempre fala mais alto. Muitas vezes nós também nos tornamos pacientes, tanto que é sabido que houve uma perda enorme de profissionais atuantes na linha de frente contra esse inimigo invisível.

Na contramão do cenário nocivo instalado pela pandemia, o mercado de trabalho para os profissionais de saúde nunca esteve tão favorável. As ofertas de trabalho clamam por profissionais e com isso a lei da oferta e da demanda sempre fala mais alto.

Tem sido um desafio diário para os gestores manter o equilíbrio na equipe a fim de garantir o quadro operacional e, consequentemente, a qualidade assistencial aos pacientes. O salário por si só não tem mais garantido a permanência do funcionário na instituição. Ele precisa se sentir valorizado e, de fato, inserido em todo o processo assistencial. Quando o funcionário entende o porquê da importância em realizar determinado fluxo e procedimento, é o primeiro a contribuir para que ele ocorra de forma assertiva e eficaz e, com isso, quem ganha é o paciente.

O contexto pós-pandemia servirá de reflexão para os serviços de saúde e até mesmo para a sociedade redimensionar alguns conceitos perante esses profissionais. Embora todas as profissões tenham importância dentro de sua área de atuação, a enfermagem logrou êxito em demonstrar a sua real essência e razão de existir, objetivos esses traçados há centenas de anos, desde os primórdios de sua criação. Eu tenho muito orgulho em ser enfermeira e é gratificante saber que eu posso fazer a diferença na vida de alguém por meio do meu trabalho!

Outras matérias relevantes