Artigos

Terminei a Graduação em Enfermagem. E agora? Qual Pós-Graduação devo fazer?

Se eu pudesse dar um conselho não faria uma pós-graduação logo após terminar a faculdade, pois entendo que é preciso esperar, pelo menos, seis meses para identificar qual o melhor caminho a seguir. Mas tenho consciência de que o mercado de trabalho exige cada vez mais que o profissional assim que termina a graduação esteja cursando uma pós-graduação, pois faz muita diferença no currículo e no processo seletivo.
Diante disso, outro dilema surge: qual pós-graduação realizar? Para a resolução dessa dúvida, considero duas situações sobre qual pós-graduação escolher:

1) Técnico de Enfermagem que já atua em alguma área da profissão: se você se identifica com a área em que está atuando, conselho aproveitar ao máximo as oportunidades de desenvolvimento do seu dia a dia. Após terminar a faculdade faça uma pós-graduação na mesma área. Com certeza você agregará muito ao conhecimento que já tem e desenvolverá outras habilidades.

2) Profissional que ainda não atua na área da Enfermagem: nesta situação eu recomendo estudar bastante e aproveitar ao máximo as oportunidades de estágio, que darão subsídio para associar a teoria com a prática e, assim, identificar uma possível área de atuação e posterior escolha de uma pós-graduação.
Estas duas situações acontecem com mais frequência durante a graduação e determinam a escolha sobre qual pós-graduação realizar.

Outro ponto que considero importante é optar por uma pós-graduação que seja assistencial, ou seja, não escolher inicialmente as áreas de gestão, administrativas ou auditoria, pois é fundamental ter contato com o paciente e aperfeiçoar esta competência, que é a base para todas as outras.
Com certeza, estas dicas valerão muito e abrirão portas.
Muito sucesso para você!

Por
Aline Cheregatti
professora e enfermeira intensivista, com mestrado pela Escola de Enfermagem da USP. Especialista em cuidados intensivos e administração hospitalar.

Outras matérias relevantes