Capacitação

Fundo de População da ONU traduz e adapta curso sobre saúde sexual e reprodutiva

Equipes do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Amazonas e em Roraima traduziram para o português um curso que trata de saúde reprodutiva e sexual em situações de crise.

O material orienta profissionais de assistência humanitária em emergências na temática de saúde sexual e reprodutiva. Ele aborda prevenção e resposta à violência sexual, ações para evitar e reduzir a transmissão e morbidade por HIV e outras ISTs, ações para evitar a mortalidade materna, ações que diminuam o percentual de gravidez não desejada, entre outros.

  • O trabalho do UNFPA foi além da tradução do curso, e abarcou a adaptação das situações descritas, para aproximá-las das vivências de profissionais da assistência humanitária e dos seus contextos de atuação.

A versão em português do curso é uma tradução e adaptação do Minimum Initial Service Package (MISP), a estratégia guia da atuação de assistência humanitária em emergências na temática de saúde sexual e reprodutiva.

O trabalho de tradução e adaptação do curso para o cenário brasileiro foi realizado pelas equipes do UNFPA no Amazonas e em Roraima e é voltado para outros trabalhadores e trabalhadoras da assistência humanitária.

Dividido em nove unidades, o curso aborda temas como o conceito geral de Pacote de Serviço Inicial Mínimo, prevenção e resposta à violência sexual, ações para evitar e reduzir a transmissão e morbidade por HIV e outras ISTs, ações para evitar a mortalidade materna, ações que diminuam o percentual de gravidez não desejada, entre outros.

O curso está disponível aqui: https://iawg.net/pt/resources/minimum-initial-service-package-distance-learning-module%C2%A0

 

https://brasil.un.org/pt-br/129998-fundo-de-populacao-da-onu-traduz-e-adapta-curso-sobre-saude-sexual-e-reprodutiva

Outras matérias relevantes