Capacitação

Conferência livre reunirá usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

Enfermagem é a categoria profissional mais numerosa na Rede de Atenção Psicossocial. Saiba como participar

Pacientes atendidos pela Rede de Atenção Psicossocial, trabalhadores da Saúde Mental, pesquisadores e movimentos sociais estarão reunidos em 26 de maio na Iª Conferência Livre Nacional de Usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Com tema “Usuários da Rede de Atenção Psicossocial Protagonizando Lutas no Enfrentamento do Desmonte da Política Nacional de Saúde Mental: por uma cultura e comunicação antimanicomiais, destruamos o manicômio socialmente construído dentro de cada um de nós”, o evento será realizado na modalidade virtual, através das plataformas Zoom e Google Meet. A programação será transmitida ao vivo pelo canal da conferência no YouTube.

Segundo Fabiane Helene Valmore, integrante do grupo de trabalho da I Conferência Livre Nacional de Usuários da Rede de Atenção Psicossocial, o evento foi pensado em resposta à baixa representatividade dos usuários nas Conferências de Saúde Mental. Apesar de terem metade de suas vagas destinadas ao segmento de pessoas usuárias da Rede de Atenção Psicossocial, particularmente dos Centros de Atenção Psicossocial, [os usuários] não se fazem amplamente presentes ocupando esses espaços de controle social, de disputa de poder e decisão, relativos à construção de políticas públicas de saúde mental, que impactam diretamente suas vidas”, afirma.

“Nós temos que cuidar em liberdade, com participação da família, da população. E o usuário pode, ele próprio, nos orientar como isso é possível, mas muitas vezes ele não tem oportunidade de fala”, afirma a coordenadora da Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental do Cofen (Conaesm/Cofen), Dorisdaia Humerez.

Enfermagem em Saúde Mental– A Enfermagem tem um papel central na atenção às pessoas em sofrimento psiquico, sendo a categoria profissional mais numerosa na Rede de Atenção Psicossocial. O recém criado Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde é chefiado por uma enfermeira, a professora e intelecutal orgânica Sônia Barros.

“É preciso ter uma visão integral do paciente, favorecendo sua integração na família e na comunidade”,  afirma Dorisdaria Humerez. A maior parte das crises psiquiátricas podem ser prevenidas com o acompanhamento adequado nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e na rede de serviços comunitários, avalia Dorisdaia.

“O paciente tem direito a Projeto Terapêutico Singular, ferramenta para planejar estratégias de intervenção para o usuário em situação de vulnerabilidade, considerando os recursos disponíveis da equipe, do território e as necessidades do usuário. Esse plano contemplaria, inclusive, procedimentos em situações de crise”, afirma Doridaia, destacando a importância de cuidar em liberdade.

5ª Conferência Nacional de Saúde Mental – As conferências livres integram etapas preparatórias para a 5ª CNSM. Com tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, a CNSM  é o maior evento participativo da área no Brasil, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde.

Veja como participar

Iª Conferência Livre Nacional de Usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Tema: Usuários da Rede de Atenção Psicossocial Protagonizando Lutas no Enfrentamento do Desmonte da Política Nacional de Saúde Mental: por uma cultura e comunicação antimanicomiais, destruamos o manicômio socialmente construído dentro de cada um de nós.

Data: 26 de Maio de 2023.

Horário: A partir das 14:00h.

Público-alvo: Especialistas, estudantes, pesquisadores(as), ativistas, trabalhadores(as) do campo da saúde mental, entidades da sociedade civil, movimentos sociais e usuários e usuárias da Rede de Atenção Psicossocial de todo o país.

Link do formulário para contribuir com a elaboração das diretrizes e propostas para a conferência: https://forms.gle/xpLw6LVrBb6DeC5g6

Link das redes sociais oficiais do evento: https://www.instagram.com/usuariosrapslivre/

Canal do evento no YouTube: https://www.youtube.com/@CLNSdosUsuariosdaRAPS

O link de acesso ao evento será enviado aos inscritos através do formulário.

Organização:

  • Grupo de Trabalho da Iª Conferência Livre Nacional de Usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
  • Movimento Nacional de Luta Antimanicomial (MNLA).
  • Diretoria Executiva de Residentes em Saúde.

 

Fonte: Ascom – Cofen, com informações do CNS

http://www.cofen.gov.br/conferencia-livre-reunira-usuarios-da-rede-de-atencao-psicossocial-raps_108402.html

Outras matérias relevantes