Destaque Editorial

Enfermagem se reúne no maior evento científico anual de saúde da América Latina

Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem será realizado entre os dias 27 e 30 de setembro, de forma híbrida, e com sede em Florianópolis

Florianópolis (SC) vai sediar entre os dias 27 e 30 de setembro o maior evento científico anual da Enfermagem na América Latina: o 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). Esta será a primeira vez que o evento será realizado em formato híbrido, com transmissão online. De acordo com a organização, já foram contabilizados mais de 20 mil inscritos.
Com o tema “Protagonismo e cuidado na Enfermagem: Cuidado, transdisciplinaridade e politização”, o encontro promete reunir profissionais de todo o Brasil para debates, cursos, palestras e muito conteúdo para a saúde brasileira. O evento trará conhecimento científico, reflexões, estudos e debates sobre a pandemia de Covid-19, fortalecimento da saúde coletiva e da Enfermagem brasileira, condutas, segurança e muito mais.
O coordenador geral do CBCENF, Magno Guedes, disse que a realização do evento é um grande desafio. “Ainda estamos vivendo na pandemia, em que todos os protocolos sanitários precisam ser observados e seguidos e nosso encontro terá cerca de mil participantes presenciais e 26 mil de forma remota. Estamos fazendo uma coisa que nunca fizemos, construímos uma proposta que jamais imaginávamos viver e isso será um grande desafio”, avaliou.
Segundo Guedes, essa é uma forma de buscar a normalidade, pois as pessoas precisam de conhecimento e de informação. “Depois de um longo período de isolamento, as pessoas precisam conviver, precisam de retomar o convívio e o ambiente social. Estamos muito ansiosos e otimistas”, avaliou.
Na opinião da a Coordenadora Científica do CBCENF, Bete Paz, serão dias ricos em conteúdo. “Este será o maior evento científico da enfermagem brasileira, promovido pelo sistema Cofen/Conselhos Regionais. Vamos aprimorar as temáticas, congregar profissionais de saúde e também de outras áreas afins, contribuindo para o aprimoramento científico e formação da enfermagem”, disse.
Para Bete Paz, os desafios trazidos pela pandemia fizeram com que a enfermagem crescesse em todos os sentidos, seja em tecnologias – que foram trazidas para o combate ao vírus -, propostas para a saúde do trabalhador na linha de frente e a valorização dos profissionais.
“Teremos convidados internacionais, todos online, para discutir questões importantes da área. O evento, que não foi realizado o ano passado por conta da pandemia, terá novidades e um protocolo rígido, exigido pela categoria e pela Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina. A enfermagem vai dar exemplo de cuidado em um espaço científico, estando na vanguarda das temáticas de reconhecimento, valorização e laborais do trabalho dos enfermeiros.”
Concomitante com o CBCENF acontecerá o Encontro Latino-Americano de Saúde Mental, que promoverá uma sessão de debates científicos na área, palestra e um curso, cujo tema será Protagonismo do Enfermeiro de Saúde mental da pessoa com Transtorno de Espectro Autista (TEA).
Confira a programação no site do evento. Basta acessar o link http://cbcenf.cofen.gov.br

Michelle Araujo
Jornal da Enfermagem

Outras matérias relevantes