Notícias

Cofen participa da 21ª Semana da Luta Antimanicomial em Araguaína

Conselho compôs a mesa de debates na abertura do evento, na cidade de Araguaína, no Tocantins

O Conselho Federal de Enfermagem esteve presente na abertura da 21º Semana da Luta Antimanicomial, nessa segunda-feira, 15, no auditório da OAB (subseção de Araguaína), a 368 km de Palmas. A instituição foi representada pelo coordenador da Comissão Nacional de Auxiliares e técnicos de enfermagem (Conaten/Cofen), Jefferson Caproni, que ministrou palestra sobre as mudanças na Política de Saúde Mental. “A Reforma Psiquiátrica reconhece a dignidade do paciente, o direito a integração comunitária e à liberdade”, ressaltou Caproni.

Com o tema “A liberdade cuida, o cuidado liberta”, o evento tem como objetivo discutir estratégias para a promoção de políticas públicas efetivas em saúde mental, que garantam o respeito aos direitos humanos e a integração social das pessoas que sofrem de transtornos mentais. A programação prossegue até sexta-feira (19), com palestras, oficinas, caminhadas e momentos de interação.

Enfermagem em Saúde Mental – A Enfermagem tem um papel central na atenção às pessoas em sofrimento psiquico, sendo a categoria profissional mais numerosa na Rede de Atenção Psicossocial. A maior parte das crises psiquiátricas podem ser prevenidas com o acompanhamento adequado nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e na rede de serviços comunitários.

O paciente tem direito a Projeto Terapêutico Singular, ferramenta para planejar estratégias de intervenção para o usuário em situação de vulnerabilidade, considerando os recursos disponíveis da equipe, do território e as necessidades do usuário. Esse plano deve contemplar, inclusive, procedimentos em situações de crise.

 

Fonte: Ascom – Cofen

http://www.cofen.gov.br/cofen-participa-da-21a-semana-da-luta-antimanicomial-em-araguaina_108431.html

Outras matérias relevantes