Destaque Editorial

Cofen lança nova campanha de incentivo à amamentação e à doação de leite humano

O cenário dos estoques dos Bancos de Leite Humano no Brasil sempre foi preocupante. Com a chegada da pandemia a defasagem entre demanda e consumo do leite doado chegou a níveis preocupantes. Dessa preocupação surge a nova campanha do Cofen, construída a partir do conceito “Amamentar é amor. Conte com sua Cadeia de Calor”, a campanha procura elucidar o conceito de Cadeia de Calor, uma política de saúde que visa apoio ao aleitamento materno, e que envolve muitos protagonistas e níveis. As mulheres precisam de apoio do serviço de saúde, do local de trabalho e da comunidade para amamentar de forma otimizada, progredindo de um nível para o outro. Isso é chamado Apoio numa Cadeia de calor para Amamentação, em analogia à chamada “cadeia do frio”, termo usado em Saúde Pública com relação às vacinas, que necessitam de uma “cadeia do frio” para serem eficazes.

Há uma necessidade urgente de melhorar a educação e aumentar a capacidade de todos os protagonistas que trabalham ao longo da Cadeia de Calor. Nessa campanha o foco é voltado para o protagonismo de profissionais de Enfermagem que cuidam de mães e bebês e que têm uma influência poderosa na decisão de uma mulher sobre a alimentação infantil e no sucesso da experiência dela em amamentar. Tais profissionais participam do preparo dos pais para iniciar e manejar a amamentação, nos cuidados amigos da mãe durante o trabalho de parto e o parto, e em aconselhamento para ambos os processos de nascimento e amamentação.

Porém, a Enfermagem é essencial não apenas no manejo da amamentação, mas também no manejo da doação de leite, outro ponto importante da campanha. A ideia é elucidar o passo a passo da doação e conscientizar as pessoas em relação ao baixo estoque que atualmente assola os bancos de leite humano em todo o Brasil.

*publieditorial

Outras matérias relevantes