Política

Renan diz que vai incluir na lista de investigados o dono da empresa que fabrica a ivermectina

Remédio não tem eficácia contra a Covid, mas foi defendido pelo presidente Jair Bolsonaro como parte do ‘tratamento precoce’. ‘Remédio para curar cavalo, curar vaca’, disse o relator da CPI.

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), informou no início da sessão desta quinta-feira (26) que vai incluir o empresário José Alves na lista de investigados. Alves é dono da Vitamedic, empresa que fabrica a ivermectina.

A ivermectina, um antiparasitário, comprovadamente não tem eficácia para combater a Covid. Mas fez parte do chamado “tratamento precoce” defendido pelo presidente Jair Bolsonaro, que incluía também outros medicamentos ineficazes para a doença.

Ao anunciar o novo investigado, Renan classificou o “tratamento precoce” como um “tratamento medieval”.

“Hoje nós acrescentaremos outros nomes [à lista de investigados]. Um dos nomes que vamos acrescentar é o do empresário José Alves, que tem a ver com o tratamento precoce, com esse tratamento medieval que o governo utilizava como política pública através dessas pessoas. Esse empresário foi o maior produtor de ivermectina, um remédio para curar cavalo, curar vaca”, disse Renan.

Um representante de Vitamedic, Jailton Batista, já prestou depoimento à CPI. Na ocasião, há duas semanas, ele confirmou que a farmacêutica obteve lucros expressivos durante a pandemia de Covid com a venda de ivermectina.

Ele ainda admitiu que a farmacêutica financiou, a um valor de R$ 717 mil, o anúncio de uma campanha publicitária que defendia tratamentos ineficazes para a Covid. O manifesto exaltava, entre outros medicamentos, o uso da ivermectina. O próprio Jailton disse que a Vitamedic jamais fez estudos para atestar se há ou não eficácia do remédio.

 

FONTE : G1

https://g1.globo.com/politica/cpi-da-covid/noticia/2021/08/26/renan-diz-que-vai-incluir-na-lista-de-investigados-presidente-da-empresa-que-fabrica-a-ivermectina.ghtml

Outras matérias relevantes