Política

CPI da Covid ao vivo: Auditor do TCU que fez ‘estudo paralelo’ é ouvido.

Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques deve esclarecer sua participação na produção do ‘estudo paralelo’ que contestava número de mortos por Covid-19 no país

A CPI da Pandemia ouve nesta terça-feira (17) o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques. Ele foi acusado de ter elaborado um “estudo paralelo”, no qual afirmava que metades das mortes por Covid-19 registradas oficialmente não teriam acontecido, mas contestou a informação e disse que os dados compilados por ele foram apresentados de maneira adulterada.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou os argumentos de Alexandre, no dia 07 de junho, para afirmar que um “relatório” da corte teria apontando que 50% das mortes por Covid-19 teriam outras causas. O TCU negou a existência do documento à época e afastou Alexandre.

Em seu depoimento, Alexandre Marques afirmou que fez um levantamento de “algumas informações públicas para provocar um debate junto à equipe de auditoria” e que teria enviado o documento ao seu pai, em formato Word, sem o cabeçário com o escrito “Tribunal de Contas da União”

O pai teria repassado o documento ao presidente, que apresentou o levantamento atribuindo-o oficialmente ao Tribunale já com o cabeçário incluso.

“Minha indignação foi pelo fato disso ter sido atribuído ao TCU um documento que não era oficial. Vincular o nome do tribunal a isso achei irresponsável. Não houve determinação para elaborar esse documento. Nós temos nossa competência de prospecção”, declarou à CPI.

A convocação do auditor foi sugerida pelos senadores Humberto Costa (PT-PE) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE). Veira quer “esclarecer os detalhes da participação” do auditor na produção do “estudo paralelo”.

 

Fonte: CNN BRASIL

https://www.cnnbrasil.com.br/politica/2021/08/17/cpi-da-covid-ao-vivo-ouve-auditor-do-tcu-que-fez-estudo-paralelo

Outras matérias relevantes