Notícias

Semana de Aleitamento incentiva amamentação nos primeiros meses de vida do bebê; confira como doar

Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), oferece ajuda a mulheres que estão amamentando e conta com banco de leite humano para receber doações e repassar às mães que precisam.

O Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está promovendo uma campanha para incentivar doações nesta Semana Mundial do Aleitamento Materno. A ação é dedicada ao incentivo e promoção da amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida do bebê.

O instituto, localizado no Flamengo, Zona Sul do Rio, oferece ajuda a mulheres que estão amamentando e conta também com um banco de leite humano para receber doações e repassar às mães que precisam.

Algumas mulheres, quando estão amamentando, produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras de um banco de leite humano. Além de apresentar excesso de leite, a doadora deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente a um banco de leite humano.

As mães que desejarem contribuir devem entrar em contato pelo telefone gratuito 08000- 268877, procurar o banco de leite humano mais próximo da sua residência ou acessar o site oficial da rede.

A partir desse contato, é feito um cadastro e uma inscrição. A única exigência é que a mãe esteja amamentando seu próprio filho.

No caso de ela estar tomando algum medicamento, isso deve ser informado para que seja verificado se é possível fazer a doação. A mulher também recebe orientações e, se necessário, tratamentos para solucionar alguma dificuldade que tenha em relação à amamentação.

Uma vez cadastrada como doadora, a mulher não precisa ir periodicamente ao banco de leite. A coleta pode ser feita em casa, uma vez por semana. Mas é preciso armazenar o leite em um recipiente fornecido pelo próprio banco – pote de vidro com tampa de plástico. Esses recipientes também estão em falta nos bancos de leite e as unidades aceitam doações (pode ser os potes de vidro de café solúvel, por exemplo).

Procedimentos de doação

Primeira coleta:

  • Usar o pote fornecido pelo banco de leite e, depois de concluída a coleta, colar uma etiqueta com seu nome e com a data dessa primeira coleta;
  • Colocar o frasco no freezer ou congelador.

Coletas posteriores:

  • Esterilizar um copo de vidro em água fervente por 15 minutos; depois deixar secar no tempo (sem passar nenhum tipo de pano);
  • Coletar o leite nesse copo; e despejar o conteúdo dentro do pote em que foi feita a primeira coleta e recolocá-lo no freezer ou congelador.

Recolhimento:

  • Será realizado por funcionários após contato telefônico.

Importância do leite materno

O leite humano é considerado o alimento de ouro pelo Ministério da Saúde. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que a amamentação pode reduzir em até 13% a mortalidade em crianças menores de cinco anos e cerca de 6 milhões de vidas são salvas por ano graças ao aumento das taxas de amamentação até o sexto mês de vida.

No entanto, muitas mulheres enfrentam dificuldades durante a fase de aleitamento. Por isso, é muito importante ter uma rede apoio.

 

Fonte: G1

Por Lívia Torres e Vivianne Tufani, Bom Dia Rio.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/08/05/semana-de-aleitamento-incentiva-amamentacao-nos-primeiros-meses-de-vida-do-bebe-confira-como-doar.ghtml

Outras matérias relevantes