A reunião teve o objetivo de discutir a implementação do piso salarial enfermagem para a categoria no Brasil
O Fórum Nacional da Enfermagem está na busca de uma solução para o impasse no que diz respeito a implementação do piso salarial enfermagem no Brasil.
Por conta disso, membros da entidade sindical estiveram na esfera legislativa de Brasília, já que o prazo de 60 dias de manifestação do Congresso Nacional sobre a aplicação da medida se esgotou.
Sendo assim, integrantes foram até o gabinete do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), para discutir a medida.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: ENTIDADE SE REUNIU COM GABINETE DO MINISTRO BARROSO PARA DEBATER MEDIDA
Na última terça-feira (28), integrantes do Fórum Nacional da Enfermagem divulgaram, nas redes sociais, que se reuniram com a chefe de gabinete do ministro Barroso, discutindo o piso salarial enfermagem.
Sobre isso, segundo integrantes, Fernanda Silva, chefe de gabinete do Ministro, detalhou sobre como serão os próximos passos em relação ao impasse da medida no País:
“Conversamos com a Fernanda, chefe de gabinete (do ministro Barroso), e ela disse que o Ministro não vai emitir nenhuma decisão até o Congresso responder nos autos sobre os seus questionamentos”.
Portanto, não existe qualquer tipo de diretriz para despacho do Supremo Tribunal Federal (STF) até uma nova resposta do Congresso Nacional sobre o impasse do piso salarial enfermagem.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: GESTÃO LULA SAÚDE CRIA GRUPO INTERMINISTERIAL PARA IMPLEMENTAR A MEDIDA
O Ministério da Saúde discutiu que, para achar caminhos orçamentários sustentáveis para a implementação do piso salarial enfermagem no Brasil, seria necessário uma ação conjunta em diversas frentes.
Por isso, foi criado um grupo de trabalho interministerial, recentemente, que deve fazer a situação avançar rapidamente, com o objetivo de elaborar a minuta da Medida Provisória para a aplicação do novo piso.
O Grupo de Trabalho do piso salarial enfermagem é composto por:
- Advocacia-Geral da União (AGU)
- Casa Civil;
- Ministério da Fazenda;
- Ministério do Planejamento;
- Ministério da Saúde.
Fonte: JCNE10