Cofen urge municípios a vacinarem estagiários que atuem em unidades de Saúde
Os estagiários da área de Enfermagem que tenham contato com pacientes em unidade de Saúde devem ser vacinados contra a covid-19. “A disponibilização de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e vacinação são fundamentais para a segurança dos estagiários e para conter a transmissão comunitária”, afirma a coordenadora Câmara Técnica de Atenção à Saúde (CTAS/Cofen), que relata ter recebido questionamentos sobre a não-vacinação dos estagiários. “Além do papel essencial na assistência, o SUS tem uma função essencial na formação de profissionais, que não pode prescindir de experiências práticas”.
Para a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, professora da UFPB, paralisar todas as atividades práticas em unidades de Saúde é contraproducente, em um momento no qual, mais do que nunca, a Saúde precisa de mão-de-obra qualificada. “A Enfermagem exige uma formação teórico-prática que não pode ser adquirida sem o contato direto com pacientes e equipamentos de Saúde. Vacinar os estagiários é fundamental para garantir que esta formação aconteça e reforçar a linha de frente do combate à pandemia”, afirma.
Cerca de 15 milhões de brasileiros receberam pelo menos uma dose da vacina. O Cofen reforça, para os gestores municipais, a importância de garantir a inclusão dos estagiários de Saúde nos grupos prioritários.
Fonte: COFEN
http://www.cofen.gov.br/estagiarios-da-saude-devem-ser-vacinados-contra-covid-19_86134.html