Notícias

Você já ouviu falar em enfermagem forense?

Sabe quais as oportunidades que a especialização em enfermagem forense pode abrir em sua vida? Para responder esse e outros questionamentos convidamos o enfermeiro doutorando Davydson Gouveia Santos.

Formação do entrevistado

Formou-se enfermeiro forense pelo pelo Insituto Desenvolvimento Educacional (IDE) em parceria com a Universidade Redentor e chancelado pela Associação Brasileira de Enfermagem Forense (AB Forense). Ele é especialista em urgência e emergência em terapia intensiva, especialista em terapia intensiva neonatal e pediátrica, mestre em enfermagem e doutorando em enfermagem.

Como Davydson conheceu a enfermagem forense

Conheceu a enfermagem forense produzindo o TCC da graduação, mas por conta da dificuldade em achar material sobre a área, acabou não se aprofundando no tema, somente alguns anos depois de formado, se deparou com um anúncio de um curso de especialização em enfermagem forense, se matriculou e cursou.

O que é a enfermagem forense?

A enfermagem forense vem com a intenção de aplicar os conhecimentos da enfermagem à necessidade do público e da justiça. Dessa maneira, a enfermagem forense tenta relacionar os aspectos forenses aos aspectos da saúde, formação biopsicossocial e investigação científica.

Áreas de atuação do enfermeiro forense

Ainda não é registrado no Código Brasileiro de Ocupação, de modo que não há o cargo de enfermeiro forense, impossibilitando, atualmente, abertura de concursos públicos na área, diferente de países como EUA e Canadá. Entretanto, o enfermeiro forense pode atuar em perícias judiciais que envolvam abuso sexual, investigação clínica de mortes, na enfermagem psiquiátrica na cadeia de custódia, enfermagem carcerária, coleta e preservação de vestígios e testemunho policial, em consultorias de desastres de massa entre outras áreas de atuação.

No Brasil, observa-se que o enfermeiro forense acaba utilizando os conhecimentos de enfermagem forense em suas áreas de atuação, muito por ainda não ser reconhecido pelo CBO.

Leia também: Fernanda Pautasso esclarece os principais aspectos sobre enfermeiro navegador

Expectativas

É um mercado promissor, pois há uma projeção de reconhecimento pelo CBO e a partir daí abrirem vagas e concursos públicos, principalmente para institutos de perícia geral, uma vez que peritos de nível superior de outras áreas tem um salário em torno de 12 a 13 mil reais.

Em nome do Nursebook agradecemos a valiosa contribuição do Davydson na construção do nosso mês da enfermagem e manifestamos nosso apoio às lutas da enfermagem forense no Brasil.

 

Fonte: Pebmed

https://pebmed.com.br/voce-ja-ouviu-falar-em-enfermagem-forense/?utm_source=artigoportal&utm_medium=copytext

Outras matérias relevantes