Notícias

Hospitais do Brasil alertam que não terão como pagar piso salarial e podem fechar

Entidades da saúde avaliam que o piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos e auxiliar de enfermagem, aprovado recentemente pelo Senado, não condiz com a realidade do setor.

Segundo a Federação Brasileira de Hospitais (FBH) e a Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), muitos estabelecimentos não terão condições de pagar o piso e podem até fechar as portas.

Há estados em que o salário base de R$ 4.750,00 para enfermeiros e R$ 3.325,00 para técnicos irá superar em mais de 100% as remunerações atuais.

Mesmo no estado do Rio de Janeiro, que já tem piso regional e apresenta uma das maiores médias salariais do país, os salários de enfermeiro e técnico terão reajuste de 17% e 74%, respectivamente.

As regiões mais pobres são as que mais vão sentir o peso do aumento de custos, pois praticam médias salariais bem abaixo dos grandes centros. O texto ainda aguarda votação na Câmara dos Deputados.

 

FONTE: O GLOBO

https://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/post/hospitais-do-brasil-alertam-que-nao-terao-como-pagar-piso-salarial-e-podem-fechar.html

Outras matérias relevantes