Notícias

Após ação do Coren-DF, SES garante presença de enfermeiro no HRBz

Jornada de 14 profissionais foi estendida para resolver déficit

Após processo de interdição ética anunciado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), a Secretaria de Saúde (SES) estendeu a jornada de trabalho de 14 enfermeiras e enfermeiros e resolveu o déficit de profissionais que existia no Hospital Regional de Brazlândia (HRBz). Com essa medida, os setores de clínica médica, maternidade e o berçário agora contam com a presença de enfermeira ou enfermeiro durante todo o expediente de funcionamento, conforme determina o Art. 15 da Lei 7.498/86.

Em reunião com representantes do Coren-DF, a superintendente da região de saúde oeste, Lucilene de Queiroz, anunciou as medidas que foram tomadas pelo governo para solucionar o problema e evitar a interdição. “Nós agradecemos a sensibilidade e o diálogo, que permitiram chegar a bom termo. A solução desse caso serve de modelo para outros hospitais, pois o funcionamento das unidades sem a presença de enfermeira ou enfermeiro é ilegal e coloca a vida de profissionais e pacientes em risco. Vamos continuar atuando para fazer cumprir a lei”, afirma o presidente do Coren-DF, Dr. Elissandro Noronha.

Para além das informações oficiais, o Coren-DF foi a campo verificar se as medidas anunciadas realmente procedem e se o HRBz está funcionando regularmente. “Recebemos as novas escalas, que estão de acordo com o que é preconizado no dimensionamento da equipe. Conversamos com fontes dentro e fora do hospital e constatamos que a situação atual é regular. Vamos continuar acompanhando o caso e vamos voltar a visitar o HRBz, para garantir que a solução seja permanente”, afirma a técnica de enfermagem Josy Jacob, que é membro da comissão de interdição.

 

FONTE: COMUNICAÇÃO COREN/DF

https://www.coren-df.gov.br/site/apos-acao-do-coren-df-ses-garante-presenca-de-enfermeiro-no-hrbz/

Outras matérias relevantes