Notícias

Cofen realiza oficina sobre Prática Integrativas e Complementares

Encontro busca ampliar e fortalecer Práticas Integrativas e Complementares; enfermeiros são os profissionais que mais estudam e aplicam PICs no SUS

O Conselho Federal de Enfermagem realizou, nesta terça-feira (19/8), oficina sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – as PICS. O evento teve transmissão ao vivo, garantindo a segurança de todos durante a pandemia.

Cláudia Ferreira, coordenadora das comissão PICs, fez uma análise sobre a trajetória do grupo de trabalho desde a criação da Câmara Técnica em Terapias Alternativas, no ano de 2006, passando pela criação do Grupo de Trabalho em 2016. “Hoje, estão presentes todos os parceiros que possuem afinidade com as PICs para discutir o futuro dessas práticas milenares de diferentes culturas que se permeiam em um modelo de cuidado e atenção à saúde, bem próximos a Enfermagem no Brasil”, explicou Cláudia.

“A união e a diversidade de ideias é que faz as coisas acontecerem. Portanto, essa ideia de unir os trabalhos entre Cofen, conselhos e ministério da saúde é o que vai trazer respaldo para as práticas integrativas”, afirma a enfermeira doutora da Sociedade Brasileira de Enfermagem de Feridas e Estética, Roselaine Muner.

No Brasil, o grupo de trabalho das PICs engloba 10 estados e mais o Distrito Federal. Os eixos de promoção das práticas integrativas para ampliar as áreas de atendimento, além de iniciar um monitoramento, além da promoção de novos cursos de formação.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática de medicinas milenares e alternativas. Dos 194 países que integram a OMS, 170 já reconhecem tais práticas. Até 2018, 50% dos 194 países haviam desenvolvido políticas para utilização de tais práticas, com 124 dos estados membros que já possuem leis ou regulamentos para medicamentos fitoterápicos.

Base Legal – As terapias integrativas e complementares, que utilizam técnicas milenares para promoção da Saúde, tratamento e reabilitação, têm respaldo nas Portarias MS 971/2006, que instituiu a PNPIC, e nas portarias 849/2017 e 702/2018, que ampliam o escopo de práticas. Várias PICs já estão entre as especilialidades de enfermeiros reconhecidas na Resolução Cofen 581/2018.

 

Fonte: Ascom – Cofen

http://www.cofen.gov.br/cofen-realiza-oficina-sobre-pratica-integrativas-e-complementares_89930.html

Outras matérias relevantes