Notícias

Longas filas marcam primeiro dia de vacinação para pessoas acima de 20 anos

Por volta de 8h40, a fila na Unidade Básica de Saúde (UBS) 13, da Asa Norte, tinha cerca de 500 pessoas

O início da vacinação contra a covid-19 para pessoas a partir de 20 anos, na manhã desta quinta-feira (12/8), foi marcado por longas filas no Distrito Federal. Em busca da primeira dose, algumas pessoas chegaram aos postos durante a madrugada. A aplicação começou às 8h para pedestres e inicia às 9h no modelo drive-thru.

Por volta de 8h40, a fila na Unidade Básica de Saúde (UBS) 13, da Asa Norte, contava com cerca de 500 pessoas. A ampliação foi possível após a chegada de 26,1 mil doses de vacinas nesta quarta-feira (11/8), além do recebimento de seringas para a aplicação dos imunizantes. Dentre os brasilienses que aguardavam para receber a primeira dose, estava a estudante universitária Isadora Alencar Barbosa, 24 anos.

Ela conta que chegou por volta de 6h30 no posto. “Já tinha umas cem pessoas na fila”, diz. Moradora da Asa Norte, ela explica que optou em ir na UBS por morar perto. “Vim cedinho, pensei que fosse estar cheio e trouxe um banco pra poder sentar e aguardar”, conta. Agora, Isadora diz que aguarda pela volta da rotina. “Minha expectativa está super alta. Vou continuar tomando os cuidados, esperar mais pessoas vacinarem. Mas o que a gente quer é voltar ao normal, poder voltar a abraçar as pessoas.

Além de atender pessoas de 20 anos ou mais, a Secretaria de Saúde aplica a segunda dose em pessoas que precisam do reforço nesta quinta-feira (12/8). Também não é necessário agendamento, basta comparecer a um ponto de atendimento no dia marcado no cartão de vacinação com um documento de identidade e aguardar o atendimento.

Ampliação da campanha

Ao todo, o DF vacinou 1.616.685 pessoas, sendo que desse total, 669.944 estão com o esquema vacinal completo — o que representa, respectivamente 54,72% e 21,95% da população brasiliense. E o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), pretende ampliar a campanha para o público a partir de 18 anos na próxima semana.

“A gente espera, com a próxima remessa (de vacinas), que deve chegar no fim de semana, vacinar a população acima de 18 anos, para que a gente tenha toda a população adulta vacinada no Distrito Federal, pelo menos, com a primeira dose”, ressaltou o chefe do Executivo local, nessa quarta-feira (11/8), durante inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Paranoá Parque.

 

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE

Outras matérias relevantes