Opinião

Desenvolvimento Sustentável de Tratamento de Feridas, China

Junho é o mês da conscientização sobre a cura de feridas, um momento para reconhecer os esforços de nossa equipe de tratamento de feridas e lembrar que o cuidado de feridas é essencial. Para celebrar o trabalho das enfermeiras cuidadoras de feridas em todo o mundo neste mês, apresentamos a história de uma enfermeira inovadora da China.

Chen Yu é enfermeira-chefe do Centro de Feridas Ambulatoriais do Hospital Popular de Chengdu Third. Como terapeuta internacional de feridas, ela foi exposta a um grande número de pacientes com feridas difíceis, incluindo úlceras graves nos pés diabéticos, feridas de pressão e feridas que não cicatrizam há meses ou anos.

Devido à falta de leitos suficientes em grandes hospitais gerais, como o Hospital Popular de Chengdu Third, os pacientes são sempre tratados em ambulatório. No entanto, é difícil para os pacientes com feridas receberem tratamento abrangente em serviços ambulatoriais, pois os curativos especiais são caros e não são cobertos pelo seguro médico, o que pode resultar em um pesado fardo econômico.

Em agosto de 2016, Chen Yu decidiu resolver esse problema. Em primeiro lugar, foram construídos “círculos policlínicos de feridas de 10 minutos” inter-hospitalares e inter-departamentos, que resolveram o problema social do elevado custo do tratamento e da dificuldade de consulta médica que os doentes com feridas refratárias enfrentam. Esses “círculos policlínicos” foram formados por meio da assinatura de um acordo de cooperação com três hospitais comunitários dentro de um perímetro de caminhada de 10 minutos do hospital.

Em segundo lugar, o Centro de Feridas trabalhou com fabricantes de equipamentos médicos para colocar em produção o minúsculo instrumento terapêutico de pressão negativa projetado pelo Centro para reduzir o custo para os pacientes.

Em terceiro lugar, os enfermeiros comunitários foram treinados periodicamente e um grupo de rede profissional de enfermeiros foi estabelecido para promover a discussão e o intercâmbio, e conduzir a análise de casos. Com base em sua experiência no tratamento de feridas refratárias, a equipe de Chen Yu foi responsável pelo tratamento local das feridas dos pacientes, e os hospitais comunitários, devido às suas vantagens em leitos, serviços e apólices de seguro saúde, foram responsáveis ​​pelo tratamento abrangente de pacientes, beneficiando mais de 200 pacientes no total e criando uma situação ganha-ganha para pacientes, hospitais e comunidades.

Além disso, o círculo de tratamento longitudinal “cuidado de feridas 1 + 1 + N” foi construído para ajudar os pacientes e clínicas de feridas em torno de Chengdu. Em março de 2018, Chen Yu, sob a liderança do Diretor Assistente Li Rui da combinação de tratamento médico e com o forte apoio do Departamento de Enfermagem de Dujiangyan, formou uma equipe conjunta de enfermagem. Com o Serviço Ambulatorial de Feridas de Dujiangyan no centro, consultas, serviço de extensão de enfermagem de feridas e treinamento de enfermeiras de feridas foram realizadas em mais de dez hospitais primários nas aldeias e cidades ao redor de Dujiangyan.

De agosto de 2016 a janeiro de 2020, de mais de 520 casos difíceis – dos quais 60% dos pacientes tinham diabetes mellitus e 20% tinham feridas que não cicatrizaram por 8 a 24 meses – 50% dos pacientes tiveram uma taxa de cura superior a 95% após um tratamento de três a seis meses. Os membros e funções de 41 pacientes à beira da amputação foram preservados com sucesso; 45 pacientes evitaram uma segunda operação; e 59 pacientes com úlceras de pressão de grau 4 foram curados com sucesso.

Ao ajudar e apoiar as combinações de tratamento médico primário, Chen Yu descobriu que os pacientes com dores de pressão e suas famílias estavam sob grande pressão econômica, psicológica e social. Para aumentar a conscientização sobre a prevenção e o tratamento de úlceras de pressão, Chen Yu, juntamente com alunos voluntários do ensino médio, fundaram a Sociedade Moshang, visitando mais de 10 pacientes com úlceras de pressão nos condados e vilarejos vizinhos de Chengdu. Em 2019, no Dia Mundial da Prevenção de Feridas de Pressão, ela lançou o primeiro micro-filme público de feridas de pressão na China, Yashang. No 4º Dia da Prevenção de Deficiências na China em agosto de 2020, Chen Yu, junto com a Federação de Pessoas com Deficiência e associações de voluntários, realizou uma série de palestras sobre prevenção de úlceras de pressão e ensinou os pacientes e seus familiares a fazerem suas próprias aplicações para úlceras de pressão e óleo de arnebia. Cerca de 300 pacientes, familiares e agentes comunitários participaram das palestras, envolvendo cerca de 200 comunidades. Para respeitar as medidas de distanciamento social devido ao COVID-19, ela planeja realizar palestras on-line gradativamente e alcançar pessoas com alta incidência de úlceras de pressão nos condados e aldeias vizinhas.

Até agora, Chen Yu projetou mais de dez patentes para ajudar os pacientes. No futuro, ela espera doar algumas taxas de patentes pessoais para treinar mais enfermeiras de feridas em condados e cidades menos desenvolvidos e remotos na China para beneficiar mais pacientes.

Contribuidor: Chen Yu, enfermeira-chefe, Centro de Feridas Ambulatoriais, Hospital Popular de Chengdu Third

 

Fonte: ICN
https://www.icn.ch/news/sustainable-development-wound-care-china

Outras matérias relevantes