Ministério da Saúde incluiu gestantes no grupo prioritário, mas a efetiva vacinação depende da chegada das doses
O Ministério da Saúde orientou, em nota técnica divulgada nesta semana, que todas as grávidas e puérperas (mulheres no período pós-parto) sejam priorizadas na vacinação contra a Covid-19. Gestantes com comorbidades já haviam sido incluídas nos grupos prioritários em 15 de março.
A data da efetiva vacinação depende da chegada dos imunizantes, mas a previsão é que sejam vacinadas ainda no mês de maio. “Não há indicativo de suspender a amamentação em razão da vacina”, informa o professor Herdy Alves, coordenador da Comissão Nacional de Saúde da Mulher do Conselho Federal de Enfermagem.
Gestantes e mulheres no pós-parto estão em maior risco de hospitalização e morte por Covid-19. O impacto da pandemia na saúde das mulheres, em especial às gestantes, já havia sido demonstrado por publicação no International Journal of Gynecology and Obstetrics, que descreveu a ocorrência de 124 óbitos maternos por covid-19 no Brasil até 18 junho de 2020. Na época, o país respondia por 77% das mortes por covid-19 documentadas entre gestantes.
Confira nota técnica divulgada em 2020 pelas entidades de Enfermagem:
http://www.cofen.gov.br/nota-tecnica-aponta-medidas-para-conter-mortes-maternas-associadas-a-covid-19_81618.html
Fonte: Cofen
http://www.cofen.gov.br/gravidas-e-puerperas-devem-ser-vacinadas-contra-covid-19_86637.html