Notícias Destaque

Após seis meses de suspensão do piso salarial da enfermagem, março será decisivo para a categoria

Veja as últimas notícias sobre o piso salarial da enfermagem e o que esperar do mês de março sobre as novas remunerações da categoria

piso salarial da enfermagem foi suspenso em setembro de 2022 pelo STF (Supremo Tribunal Federal), por causa do impacto financeiro da medida para a União, estados, municípios, hospitais privados e filantrópicos.

Seis meses após a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, confirmada pelos demais ministros da Corte, o pagamento do piso da enfermagem ainda não foi concretizado.

Desde a suspensão da lei do piso salarial da enfermagem (Lei 14.434), foram realizadas votações no Congresso Nacional e diversas reuniões entre a categoria e membros dos três poderes.

Além disso, a enfermagem realizou atos e paralisações ao longo de todo o Brasil para pressionar Executivo, Legislativo e Judiciário a viabilizar as novas remunerações para a categoria.

A lei foi sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em agosto do ano passado, e fixa remuneração mínima de R$ 4.750 para enfermeiros. Os técnicos em enfermagem devem receber 70% desse valor, e auxiliares de enfermagem e parteiros50%.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agora, a esperança da categoria para a concretização do piso salarial da enfermagem é a publicação, por parte do governo federal, de uma medida provisória.

O texto da MP tem como base a emenda constitucional 127/22, de autoria do deputado Mauro Filho (PDT-CE).

A emenda prevê que a União, por meio de seus fundos superavitários, fica obrigada a auxiliar os entes federativos e demais beneficiados a cumprirem com o pagamento do piso.

Serão contemplados com a MP do piso da enfermagem estados, municípios, entidades filantrópicas e redes particulares que atendam, no mínimo, 60% dos pacientes do SUS.

LEIA TAMBÉM: Programa MAIS ENFERMEIROS e fim do PISO DA ENFERMAGEM supostamente decretado Lula são falsos; entenda

MP DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

A medida provisória ainda não tem data para ser publicada, mas representantes da enfermagem estimam que deve ocorrer ainda no mês de março.

O esperado é que, após a publicação da MP, o STF derrube a liminar que suspende os efeitos da lei.

Na semana passada, uma reunião foi realizada entre representantes dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) com o autor da proposta do piso, senador Fabiano Contarato (PT-ES).

O senador, que participou de encontro com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, declarou que: “A espera é longa, mas a vitória é certa”.

GREVE GERAL DA ENFERMAGEM

Com o objetivo de pressionar para que a publicação da MP seja agilizada, a enfermagem planeja uma greve geral na próxima sexta-feira (10).

Clique aqui para ver o calendário dos atos programados pela categoria.

 

Fonte: JCNE10

https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/saude-e-bem-estar/2023/03/15191579-apos-seis-meses-de-suspensao-do-piso-salarial-enfermagem-marco-sera-decisivo-para-a-categoria.html

Outras matérias relevantes