Notícias

ENFERMAGEM

Historicamente, São Caetano é a cidade que pior paga seus profissionais de enfermagem, a categoria não é devidamente reconhecida pelos políticos e invisível aos olhos deles.

A Enfermagem representa o maior contingente de profissionais de saúde do município, presta assistência ininterrupta, 24 horas por dia, executa cerca de 60% das ações de saúde e é a categoria que mais entra em contato físico com os doentes.

O trabalho de enfermagem pela complexidade das tarefas, imprevisibilidade; atos fracionados e cheios de interrupções; continuidade (presença permanentemente exigida); trabalho noturno; confrontação com o sofrimento e a morte, não é apenas perigoso e insalubre, ele também é penoso e por esse motivo a classe precisa ser tratada com respeito e com remuneração decente.

Se medidas urgentes e efetivas, não forem tomadas para evitar a perda desses profissionais, que foram os que mais morreram durante a pandemia de Covid-19, em breve o nosso sistema hospitalar poderá entrar em colapso, pois cada vez menos jovens se interessarão pela profissão.

É preciso ter em mente, que a enfermagem é de vital importância para a segurança dos pacientes e essa segurança, esta diretamente relacionada com os fatores humanos e organizacionais.

Portanto é dever das autoridades, e da sociedade em geral, tomarem consciência de que sem a enfermagem, nossos hospitais vão parar trazendo enormes prejuízos aos usuários e a sociedade.

Aos valorosos membros da categoria, cumpre nessa época eleitoral, eleger candidatos que representam a categoria e repudiar aqueles que nunca se preocuparam com a enfermagem.

 

Fonte: ABC Repórter

https://abcreporter.com.br/2022/09/12/enfermagem/

Outras matérias relevantes