Política

Relator chama de ‘triste espetáculo’ fala de Bolsonaro na ONU a favor de tratamento sem eficácia; veja repercussão

Para senador Renan Calheiros, Bolsonaro mentiu ‘do começo ao fim’ no discurso. Senadora Eliziane Gama disse que Bolsonaro é ‘negacionista cada vez mais isolado’, e Randolfe Rodrigues classificou fala na ONU de ‘vexame’.

O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), chamou de “triste espetáculo” o discurso do presidente Jair Bolsonaro na 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (21), em Nova York. Na fala, Bolsonaro voltou a defender tratamentos sem eficácia contra a doença.

“Lamentavelmente, mais um triste espetáculo. O presidente mentiu do começo ao fim do seu discurso. Parece que estava falando de outro país, que não esse velho país com todas as contradições que nós conhecemos”, disse Renan.

“O discurso pífio do presidente na assembleia mostra ao mundo a república do cercadinho, uma vergonha para todos os brasileiros, a exumação da insignificância. Único líder do G-20 não vacinado, Bolsonaro repetiu seu papel de figura rudimentar, anacrônica e transitória e propagador de mentiras”, completou o senador.

Minutos antes, na ONU, Bolsonaro repetiu diante de delegações do mundo inteiro discurso a favor do comprovadamente ineficaz “tratamento precoce”. Essa é a expressão usada pelo presidente e aliados ao longo de todo a pandemia para falar de remédios que a ciência sabe desde 2020 que não curam a Covid.

“Desde o início da pandemia, apoiamos a autonomia do médico na busca do tratamento precoce, seguindo recomendação do nosso Conselho Federal de Medicina. Eu mesmo fui um desses que fez tratamento inicial. Respeitamos a relação médico-paciente na decisão da medicação a ser utilizada e no seu uso ‘off-label’ [fora do que prevê a bula]”, disse o presidente.

Bolsonaro também criticou medidas de lockdown adotadas para conter o vírus e disse que apoia a vacinação, mas que é contra a adoção de passaportes sanitários para garantir a acesso a certos locais somente a pessoas vacinadas.

Repercussão

Em redes sociais, outros parlamentares comentaram o discurso de Bolsonaro:

Eliziane Gama (Cidadania-MA), senadora: “Uma peça de ficção é a tônica do discurso do pres na ONU. Esqueceu da corrupção na compra das vacinas, da cobrança de propina, omitiu o desmatamento recorde e as quase 600 mil mortes da Covid-19. Voltou a defender tratamento precoce, é um negacionista cada vez mais isolado.”

Randolfe Rodrigues (Rede-AP), senador e vice-presidente da CPI: “Do que o Brasil precisa: vacina; comida; investimentos; emprego. O que Bolsonaro fala na ONU: tratamento precoce. discurso contra a vacina. fake news contra prefeitos e governadores. Vexame!”

Humberto Costa (PT-PE), senador: “Um discurso de fake news. Bolsonaro fez o que faz de melhor: passou vergonha e mentiu ao planeta. Foram inverdades do começo ao fim.”

Bancada do PDT no Senado: “O presidente Jair Bolsonaro mente que nem sente. Em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, disse que pagou auxílio de 800 dólares para 68 milhões de brasileiros. Na cotação de hoje, daria 4200 reais.”

Marina Silva, ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente: “Mentiras sobre povos indígenas, cuidados à Amazônia, meio ambiente e sucessos na economia. Propôs charlatanismo no tratamento da Covid. Foi o que despejou Bolsonaro na ONU, para nossa vergonha e indignação. Até o correto uso de máscara, só o fez por força do protocolo sanitário.”

 

FONTE: G1

https://g1.globo.com/politica/cpi-da-covid/noticia/2021/09/21/relator-da-cpi-chama-de-triste-espetaculo-fala-de-bolsonaro-na-onu-a-favor-de-tratamento-sem-eficacia.ghtml

Outras matérias relevantes