Não apenas 12 de junho é o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, mas 2021 foi designado como o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil. Para marcar este importante evento, a Organização Internacional do Trabalho está organizando uma Semana de Ação. Como parte disso, o Conselho Internacional de Enfermagem – ICN traz a você uma história de enfermeiras no Irã que cuidam de crianças trabalhadoras que trabalham nas ruas de Teerã durante a pandemia COVID-19. # EndChildLabour2021
A Dra. Haleh Jafari é uma enfermeira que trabalha em um hospital, mas há muitos anos ela também ajuda crianças trabalhadoras nas ruas de Teerã.
No Irã, o fenômeno do trabalho infantil se expandiu na maioria das áreas metropolitanas nas últimas décadas e causou danos consideráveis a essas crianças. O trabalho infantil é uma atividade econômica involuntária que pode incluir a venda de flores, lenços faciais e poesia na rua, limpeza de janelas de carros, coleta de lixo, trabalho em oficinas, etc. Nenhum desses trabalhos é voluntário e imposto a crianças e adolescentes devido a questões familiares e necessidades econômicas, e causa muitos danos físicos, emocionais e sociais a crianças e adolescentes.
Essas crianças trabalhadoras têm dificuldade de acesso aos serviços de saúde e costumam ser expostas a abuso físico e sexual e a drogas. Foi relatado que a taxa de mortalidade entre essas crianças é de nove a 31 vezes mais do que o esperado (Abdi et al. 2016).
O Dr. Jafari visita regularmente as crianças, na escola ou nas ruas, e as ensina sobre questões de saúde. Como enfermeira, ela faz exames de saúde e doenças, coleta doações para problemas de saúde e encaminha as crianças doentes para os centros relevantes.
Quando a pandemia COVID-19 chegou e a cidade foi fechada, muitas das crianças não tiveram escolha a não ser continuar a trabalhar para se sustentar e às suas famílias.
Com o apoio das pessoas em Teerã, a Dra. Jafari conseguiu distribuir géis desinfetantes, máscaras e luvas para as crianças e suas famílias, e verificar seu bem-estar. Ela também os ensinou sobre o vírus e maneiras de prevenir a infecção em escolas ou na rua.
A Dr. Jafari diz: “Fiquei feliz ao vê-los novamente e triste ao ver que eles trabalharam naquela época. Eu sabia em quais partes da cidade poderia encontrá-los. Vivemos juntos em muitas ruas de Teerã. Eu fui e os vi, perguntei sobre seus dias, como estão vivendo diante a guerra com Corona, dei a eles o equipamento que havia sido fornecido e os treinei o máximo que pude. Passamos muito tempo conversando. ”
Tendo cuidado dessas crianças trabalhadoras por anos, a Dra. Jafari diz: “A escala do meu trabalho pode não ser muito grande, mas assim que pudermos educar até mesmo uma criança e uma família, salvar alguém da doença, dar a alguém esperança na vida, e dizer a eles que nos preocupamos com você e que você é importante para nós, ou seja, pudemos ser enfermeiras ”.
Contribuidor: Dr. Haleh Jafari, Escola de Enfermagem e Obstetrícia, Universidade de Ciências Médicas de Teerã, Irã
Abdi, F., Ramezankhani, A., & Yazdkhasti, M. (2016). Política de saúde das crianças de rua: desafios e soluções. Razi Journal of Medical Sciences, 23 (145), 88-98.
https://www.icn.ch/news/working-children-and-coronavirus-iran (Tradução: Google)