Política

CPI da Covid ao vivo: Wagner Rosário, ministro da CGU, presta depoimento

Ministro deve ser questionado sobre quais informações a CGU tinha, em 2020, sobre negociações de vacinas e a Precisa Medicamentos

A CPI da Pandemia recebe, nesta terça-feira (21), o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, para falar sobre evidências de corrupção no Ministério da Saúde e o que a CGU sabia na época em que os fatos ocorreram.

Pelo requerimento do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), Wagner Rosário deveria falar de investigações sobre desvio de recursos liberados pela União para estados e municípios.

No entanto, o presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), já avisou que vai cobrar do ministro explicações sobre uma suposta omissão da CGU em negociações irregulares no Ministério da Saúdem, em especial sobre o papel da Precisa Medicamentos na intermediação do contrato da Covaxin.

A comissão também recebeu documentos compartilhados pelo Ministério Público do Pará que demonstram que a Precisa teria um “esquema” de como agir para viabilizar a licitação.

Para os senadores, o fato das supostas irregularidades já terem sido flagradas pela operação em 2020 e da empresa não ter sido punida também acarreta em uma “prevaricação” da CGU.

O ministro respondeu nas redes sociais sobre a acusação: “A autoridade antecipar atribuição de culpa, antes de concluídas as apurações e formalizada a acusação também é crime”.

 

FONTE: CNN BRASIL

https://www.cnnbrasil.com.br/politica/cpi-da-covid-ao-vivo-wagner-rosario-ministro-da-cgu-presta-depoimento/

Outras matérias relevantes