Artigos

AUMENTANDO O BEM-ESTAR MENTAL E PSICOSSOCIAL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ATRAVÉS DA ZUMBA NO QUÊNIA.

O Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) está marcando o Dia Mundial para Segurança e Saúde no Trabalho, 28 de abril, trazendo este estudo de caso do Quênia, onde o Conselho de Enfermagem do Quênia iniciou uma campanha “, Zumba for nursing” para aumentar o bem-estar mental e psicossocial dos trabalhadores da saúde.

Os profissionais de saúde estão sob pressão imensa em meio à pandemia da corona. Eles estão trabalhando longos turnos, experimentando estresse mental e até mesmo foram evitados pela comunidade por medo que eles espalharão a pandemia. Um relatório da ICN mostrou que cerca de 80% das associações nacionais de enfermagem que respondem a uma pesquisa da ICN receberam relatos de sofrimento de saúde mental de enfermeira trabalhando na resposta da Covid-19.

No Quênia, como em muitos países em todo o mundo, a pandemia da Covid-19 trouxe aos  sistemas de saúde uma demanda crescente em instalações de saúde e trabalhadores de saúde que ameaçam deixar alguns sistemas de saúde sobrecarregados e incapazes de operar efetivamente. Os trabalhadores da linha de frente, especialmente enfermeiros e parteiras, têm tensas e longas horas de trabalho, além do acúmulo dos desgastes mental, emocional e físico. O estresse foi identificado como um fator de desempenho de trabalho ruim, baixa satisfação no trabalho e problemas pessoais de saúde. A Covid-19 trouxe um sofrimento físico, emocional e psicológico adicional entre os trabalhadores da saúde. Nos esforços de gerenciamento de estresse, ansiedade e melhorar o desempenho das tarefas, a todos os profissionais de saúde, que recomenda 60-50 minutos de exercício físico para pessoas que trabalham em instituições e departamentos de alto risco.

A fim de gerir os efeitos psicológicos do coronavírus entre os enfermeiros no Quênia e impulsionar o bem-estar mental e psicossocial dos profissionais de saúde, o Conselho de Enfermagem do Quênia (NCK) iniciou uma campanha, “Zumba for nurses” (Zumba para enfermeiros). Zumba é um conjunto de exercícios mais populares e inovadores que engajou milhões de pessoas ao redor do mundo e os levavam para melhor saúde e vitalidade. Zumba é uma intervenção efetiva para reviver o estresse, reduzir a fadiga e melhorar a alerta e a concentração que aprimoram a função cognitiva geral. Além disso, foi indicado para prevenir doença cardiovascular; Queimar calorias, exercitar todo o corpo, impulsionar o humor, a coordenação da ajuda e melhorar a confiança, as habilidades cognitivas e sociais. Zumba permite que pessoas de todas as idades, habilidades e metas possam participar e melhorar sua saúde geral, aliviar o estresse e lidar com sua ansiedade, além de ajudar a superar a desordem e a depressão pós-traumática de estresse.

“Zumba para enfermeiros” também celebra as enfermeiras e parteiras incríveis e ajudam a elevar seus espíritos durante esta pandemia da Covid-19. Apoia sua saúde psicossocial e honra o papel crítico que desempenham em cuidados primários de saúde.

Lançado no centro de Manchakos County Covid-19 e centro de isolamento em 20 de junho de 2020, vários eventos de Zumba foram realizados em hospitais em todo o país. As sessões de Zumba são complementadas por sessões de acompanhamento psicológico para os profissionais de saúde, durante as quais a maioria dos trabalhadores de saúde relatam sentimentos de sofrimento, aumento da ansiedade, depressão e insônia. Este método de duas frentes de estratégias de enfrentamento emocional (acompanhamento psicológico) e físico (atividade zumba) atende a cada estilo de enfrentamentos individuais.

Reuniões regulares com a equipe também provaram ser eficazes. Durante as reuniões, a equipe tem a oportunidade de arejar seus medos e preocupações que são abordadas de forma adequada, melhorando a eficiência e a coesão da equipe.

Os participantes-alvo da atividade Zumba são trabalhadores críticos de saúde da linha de frente no condado de Machakos, entre os condados mais afetados com a Covid-19. Enquanto todos os profissionais de saúde são afetados psicologicamente, o pessoal que trabalha no isolamento e unidades de atendimento são mais afetados e têm recebido sessões de acompanhamento psicológico rotineiras.

Os participantes das sessões de Zumba no condado de Machakos, anonimamente, responderam a uma avaliação antes da primeira sessão de Zumba, então responderam novamente após a última sessão. Feedback até a última avaliação dos enfermeiros, parteiras e trabalhadores de saúde da linha de frente mostra que as sessões de Zumba melhoraram seu estado mental e os revogaram para continuar lutando contra a pandemia da Covid-19, além de fornecer cuidados de saúde primários. 100% dos entrevistados relataram que as atividades de Zumba são importantes para profissionais de saúde durante a pandemia da Covid-19. Os participantes estão solicitando mais atividades; uma proposta apoiada pela administração. Os participantes atestam que as atividades de Zumba são bastante eficazes para reviver a capacidade funcional (98%), mantendo-se saudável (97%) e exaustão relacionada ao trabalho (57%).

Como uma intervenção de enfermagem, as sessões de Zumba foram coordenadas pela Subcounty Public Health Enfermeira; e totalmente apoiado e financiado pela Amref Health Kenya e do Ministério da Saúde e Parceiros, e foram abraçados bem pelos trabalhadores da linha de frente, especialmente enfermeiros e parteiras devido ao fato de que ele alivia o estresse e os ajuda a enfrentar suas ansiedades. O Diretor Geral da Organização Mundial da Saúde, Dr. Tedros Adhanom, elogiou o NCK para organizar as sessões de Zumba que ajudaram os trabalhadores de saúde a combater a Covid-19 a cuidar de sua própria saúde mental e física.

Jianbo, Simeng & Ying (2020). Fatores associados aos resultados de saúde mental entre os profissionais de saúde expostos à doença de coronavírus 2019. 23 de março de 2020. Network Jama Opendoi: 10.1001 / jamanetworkopen.2020.3976

 

https://www.icn.ch/news/boosting-healthcare-workers-psychosocial-wellbeing-through-zumba-kenya (Tradução Google)

Outras matérias relevantes