Ação dos trabalhadores deixa trânsito intenso na região do terminal rodoviário e outras regiões da cidade.
Profissionais da área da enfermagem realizaram um protesto, na manhã desta sexta-feira (9), em frente ao Shopping da Bahia, na Avenida Tancredo Neves, uma das principais vias de Salvador. A categoria informou que o ato começou às 9h30 e de acordo com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), foi encerrado por volta das 13h30.
A mobilização ocorreu para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o pagamento do piso salarial da categoria.
Segundo a Transalvador, a ação do trabalhadores causou congestionamento no trânsito da região. As pistas ficaram totalmente bloqueadas, nos dois sentidos, nas imediações do terminal rodoviário.
O ato provocou reflexo e impactou diretamente o trânsito nas avenidas ACM, Mário Leal Ferreira (Bonocô), Nilo Peçanha e Luís Eduardo Magalhães.
O diretor de comunicação e imprensa do SindSaúde Rede Privada, Adauto Silva, afirmou que o ato reflete uma mobilização nacional da categoria formada por técnicos, auxiliares e enfermeiros.
“O ministro adiou o sonho dos profissionais. Em uma canetada ele tirou o piso digno da categoria”, completou Adauto Silva.

O protesto foi motivado pela decisão do ministro do STF Luís Roberto Barroso que, no domingo (4), suspendeu o piso salarial da categoria.
O magistrado deu 60 dias até que sejam analisados e enviados ao STF os impactos da medida na qualidade dos serviços de saúde e no orçamento de municípios e estados.
Os ministros do STF estão julgando a ação movida pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde). A análise do caso está prevista para terminar no dia 16 de setembro, mas pode ser interrompida se houver pedido de vista (mais tempo para analisar o processo) ou pedido de destaque (que levaria o caso para julgamento presencial).
Em Salvador, o ato foi organizado pelo Fórum Baiano de Enfermagem, SindSaúde Rede Privada, SindSaúde Rede Pública, Sindicato dos Enfermeiros e Sindicato dos Profissionais da Prefeitura Municipal de Salvador.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Fonte: G1