Notícias

PEC do piso salarial da enfermagem: Senado prevê votação no plenário nesta semana

Proposta indica fonte de recursos para evitar que projeto de lei já aprovado seja suspenso judicialmente

Senado deve votar em plenário na próxima quinta-feira (2/6) a proposta de emenda constitucional (PEC) 11/2022, que confere segurança jurídica ao piso salarial nacional dos profissionais de enfermagem. A votação está agendada para as 10h.

O piso já foi aprovado pelo próprio Senado e pela Câmara, por meio do projeto de lei 2564/2020. Agora, com a PEC, os senadores pretendem evitar que a proposta seja judicializada e suspensa, indicando os recursos para o pagamento do piso.

O PL original, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), prevê piso mínimo inicial para enfermeiros no valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente por serviços de saúde públicos e privados. Em relação à remuneração mínima dos demais profissionais, o texto fixa 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

“De nada vai adiantar aprovar o PL do piso salarial se no dia seguinte ele for suspenso pelos tribunais do país. Por isso, propomos replicar o arranjo constitucional feito para o piso salarial profissional nacional do magistério, previsto expressamente na Constituição e regulado por lei ordinária”, explicou a autora da PEC, a senadora Eliziane Gama (Cidadania – MA), na justificativa da proposta.

Assim como na definição do piso nacional do magistério, a PEC transfere a vigência do piso, em relação aos servidores públicos, para o exercício financeiro seguinte ao da aprovação da lei, para que os entes federativos possam ajustar seus orçamentos.

Quanto ao setor privado, encontra-se em discussão na Câmara o PL 1272/2022, que propõe a inclusão da saúde na lista de setores com desoneração da folha de pagamento, como alternativa para amenizar o aumento de gastos que o setor teria com a criação do piso da enfermagem.

Três senadores signatários da PEC 11/2022 afirmaram ao JOTA que a tendência é deixar que a discussão específica ao setor privado seja feita neste PL, que teve a tramitação de urgência aprovada na última semana, mas enfrenta resistências para votação. Porém, os senadores podem incluir emendas na PEC até as 15h da quarta-feira (1/6).

Fonte: Jota Info

https://www.jota.info/tributos-e-empresas/saude/pec-do-piso-da-enfermagem-senado-preve-votacao-no-plenario-nesta-semana-31052022

Outras matérias relevantes