Notícias

Fortaleza recebe Reunião Ordinária de Plenário do Cofen

Conselheiros federais estarão reunidos ao longo da semana na capital cearense para deliberar sobre pautas relevantes da categoria

A cidade de Fortaleza foi escolhida para sediar a 534ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Organizada e promovida com o apoio do Conselho Regional do Ceará (Coren-CE), a ROP reúne conselheiros federais e presidentes dos Corens para a deliberação de temas significativos para a Enfermagem. Iniciada nesta segunda-feira (25/10), a plenária prossegue até a próxima sexta-feira (29/10).

A realização de reuniões de plenário descentralizadas, em diferentes estados do país, evidencia o objetivo do Cofen na ampliação do diálogo e no estreitamento dos vínculos com os conselhos regionais. A presença física na capital cearense também busca desenvolver a interlocução com os 88.089 profissionais atuantes no estado, escolhido para receber o 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), em 2022.

A presidente do Cofen, Betânia Santos, agradeceu ao Coren-CE pela acolhida e assistência na organização da ROP. “Seguiremos trabalhando pela atuação conjunta do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, estabelecendo um olhar atento às necessidades e aos desafios enfrentados pelos Corens e seus profissionais de Enfermagem inscritos”, destacou.

ROP reúne conselheiros federais e presidentes de Corens de todo o país até o fim da semana

A presidente do Coren-CE, Ana Paula Brandão, considera as reuniões de plenária descentralizadas uma oportunidade de difundir o trabalho realizado pelo plenário do Cofen. “A possibilidade de deslocar a ROP para outro local do país é de extrema importância, pois permite que os conselheiros regionais possam conhecer mais sobre o seu funcionamento e que haja a troca de experiências pelos conselhos de Enfermagem”, ressaltou.

Entre as deliberações previstas ao longo da semana, está a votação do projeto Pós Tec Enfermagem. Programa de especialização gratuito em nível pós educação para técnicos de Enfermagem, a iniciativa busca qualificar os profissionais de nível médio para uma prática especializada, contribuindo para a melhoria da assistência e democratizando o acesso à atualização profissional.

“O projeto busca aperfeiçoar a assistência prestada por técnicos de Enfermagem, reduzindo a ocorrência de situações adversas. Com carga horária de 300 horas, será um programa pioneiro, com grande abrangência nacional”, afirmou o membro da comissão do Pós Tec, Neyson Freire.

Sede do 24º CBCENF — A cidade de Fortaleza foi escolhida para sediar o 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), após votação entre os presidentes dos Conselhos Regionais. Devido ao recorde de número de inscritos no 23º CBCENF, a próxima edição do maior congresso de saúde da América Latina também acontecerá em formato híbrido, expandido a possibilidade de participação dos profissionais e estudantes de todas as regiões brasileiras.

Pós Tec Enfermagem — O Pós Tec vai suprir uma demanda sinalizada pelos profissionais de nível médio durante a pesquisa Perfil da Enfermagem (Cofen/Fiocruz, 2015), na qual manifestaram interesse em participar de atividades de aprimoramento profissional. As especialidades ofertadas estarão de acordo com as reconhecidas pela Resolução Cofen 609/2019 nas áreas de saúde coletiva, saúde da criança e do adolescente, saúde do adulto e saúde do idoso.

Maior força de trabalho da Enfermagem, técnicos somam quase 1,5 milhão de profissionais. Duplas jornadas de trabalho, baixa remuneração e pouca oferta de cursos de especialização estão entre os principais fatores que impedem a atualização profissional.

 

Fonte: Ascom – Cofen

http://www.cofen.gov.br/fortaleza-recebe-reuniao-ordinaria-de-plenario-do-cofen_92811.html

Outras matérias relevantes