Saúde

Fiocruz precisa entregar 2,6 mi de doses nesta quinta (30) para cumprir cronograma

Ministério da Saúde espera cerca de 12 milhões de doses este mês

A Fundação Oswaldo cruz (Fiocruz) precisa entregar cerca de 2,6 milhões de doses do imunizante da AstraZeneca ainda nesta quinta-feira (30) para cumprir o cronograma de vacinas disponibilizadas ao Ministério da Saúde. Apesar do trato ser a entrega de um pouco mais de 12 milhões de doses em setembro, a fundação entregou cerca de 9,3 milhões de imunizantes até agora.

Em nota, a fundação não confirmou se disponibilizaria as vacinas ainda nesta quinta-feira e informou que realizaria novas entregas ainda esta semana.

A fundação colocou uma meta própria de entregar 15 milhões de doses nesse mês. Para alcançar o objetivo, seria necessário disponibilizar ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) 5,6 milhões de vacinas da AstraZeneca.

A Fundação Oswaldo Cruz já entregou, até agora, o total de 103,4 milhões de doses ao Ministério da Saúde. A meta era disponibilizar 100 milhões de vacinas até julho, o que só aconteceu em setembro.

A produção no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) tem sido afetada pela dependência do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado e da crise mundial dessa matéria-prima. A fundação teve que interromper a fabricação dos imunizantes por duas semanas. Por causa disso, a entrega de vacinas vem caindo mês a mês.

Neste mês, várias cidades, como São Paulo, Porto Velho e Rio de Janeiro enfrentaram a falta do imunizante. Na quarta-feira (29), a capital paulista identificou que cerca de 91% dos pontos de vacinação da cidade não tinham a vacina da AstraZeneca.

O primeiro lote de vacinas feitas com o IFA nacional, produzido na Fundação, está previsto para ser disponibilizado no último trimestre do ano.

*Sob supervisão de Adriana Freitas

 

FONTE: CNN BRASIL

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/fiocruz-precisa-entregar-26-mi-de-doses-nesta-quinta-30-para-cumprir-cronograma/

Outras matérias relevantes