O vírus que causa o resfriado comum pode efetivamente arrancar o vírus Covid das células do corpo, dizem os pesquisadores.
Alguns vírus são conhecidos por competir para ser o agente de uma infecção.
Cientistas da Universidade de Glasgow dizem que parece que o rinovírus, causador da gripe, compete com mais superioridade que o coronavírus.
Os benefícios podem durar pouco, mas o rinovírus é tão disseminado no corpo, acrescentam os cientistas, que ainda pode ajudar a suprimir a Covid.
Pense nas células do seu nariz, garganta e pulmões como se fossem uma fileira de casas. Depois que um vírus entra, ele pode manter a porta aberta para permitir a entrada de outros vírus ou pode fechar a porta fechada e manter seu novo lar para si mesmo.
A gripe é um dos vírus mais egoístas que existem e quase sempre infecta sozinho. Outros, como os adenovírus, parecem estar mais dispostos a compartilhar uma casa.
Tem havido muita especulação sobre como o vírus que causa a Covid, conhecido como Sars-CoV-2, se encaixaria no misterioso mundo das “interações vírus-vírus”.
O desafio para os cientistas é que um ano de distanciamento social diminuiu a propagação de todos os vírus e tornou muito mais difícil de se estudar.
A equipe do Center for Virus Research em Glasgow usou uma réplica do revestimento de nossas vias aéreas, feita dos mesmos tipos de células, e a infectou com Sars-CoV-2 e rinovírus, que é uma das infecções mais comuns em pessoas, e uma causa do resfriado comum.
Se o rinovírus e o Sars-CoV-2 forem lançados ao mesmo tempo, apenas o rinovírus terá sucesso. Se o rinovírus tivesse uma vantagem de 24 horas, então o Sars-CoV-2 não entrava em cena. E mesmo quando o Sars-CoV-2 tinha 24 horas de contágio, o rinovírus o expulsa.
“O Sars-CoV-2 nunca avança a propagação, é fortemente inibido pelo rinovírus”, disse o Dr. Pablo Murcia à BBC News.
Ele acrescentou: “Isso é absolutamente interessante porque se você tiver uma alta prevalência de rinovírus, isso pode impedir novas infecções por Sars-CoV-2.”
Efeitos semelhantes foram vistos antes. Um grande surto de rinovírus pode ter atrasado a pandemia de gripe suína de 2009 em partes da Europa.
Outros experimentos mostraram que o rinovírus estava desencadeando uma resposta imunológica dentro das células infectadas, o que bloqueou a capacidade do Sars-CoV-2 de fazer cópias de si mesmo.
Quando os cientistas bloquearam a resposta imunológica, os níveis do vírus Covid eram os mesmos como se o rinovírus não existisse.
‘Inverno difícil’ à frente
No entanto, a Covid seria capaz de causar uma infecção novamente assim que o resfriado passasse e a resposta imunológica se acalmasse.
O Dr. Murcia disse: “A vacinação, mais medidas de higiene, mais as interações entre os vírus podem diminuir a incidência de Sars-CoV-2 fortemente, mas o efeito máximo virá da vacinação.”
O professor Lawrence Young, da Warwick Medical School, disse que os rinovírus humanos, a causa mais frequente do resfriado comum, são “altamente transmissíveis”.
Ele acrescentou que este estudo sugere “que esta infecção comum pode impactar a carga de Covid-19 e influenciar a disseminação de SarsCoV2, particularmente durante os meses de outono e inverno, quando os resfriados sazonais são mais frequentes”.
Ainda não se sabe exatamente como tudo isso se resolverá nos invernos futuros. É provável que o coronavírus ainda exista, e todas as outras infecções que foram suprimidas durante a pandemia podem voltar à medida que a imunidade a eles diminui.
A Dra. Susan Hopkins, da Public Health England, já alertou sobre um “inverno rigoroso” como resultado.
“Poderíamos ver surtos de gripe. Poderíamos ver surtos em outros vírus respiratórios e outros patógenos respiratórios”, disse ela,
Os resultados foram publicados no Journal of Infectious Diseases.
Fonte: BBC
https://www.bbc.com/news/health-56483445