Notícias

Audiência Pública do piso salarial enfermagem é cancelada no Congresso Nacional

Audiência Pública do piso salarial enfermagem é cancelada no Congresso Nacional; entenda

A luta das entidades e profissionais de saúde pela implementação do piso salarial enfermagem está se mantendo firme desde a sansão da lei e, principalmente, após a suspensão do reajuste.

A lei do piso salarial da enfermagem foi suspensa em setembro, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), diante da falta de recursos para custear a nova remuneração em estados e municípios.

Fórum Nacional da Enfermagem havia divulgado um calendário com as datas das manifestações a favor do piso salarial da enfermagem para o mês de março.

Entre elas, estava programada uma Audiência Pública no Congresso Nacional para cobrar o piso da enfermagem aos líderes políticos, nesta quarta-feira (15), mas a iniciativa foi cancelada.

MOTIVO DO CANCELAMENTO DE MANIFESTA DO PISO DA ENFERMAGEM:

A coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem, Líbia Bellusci, explicou nas redes sociais da entidade, nesta terça-feira (14), que o cancelamento foi definido por impasses administrativos.

“[A Audiência Pública] precisou ser cancelada por questões administrativas entre a Câmara e o Senado, que ainda não têm as comissões instaladas, então não foi possível acontecer essa semana”, afirmou.

“Muitos da categoria também não queriam mais Audiência Pública, eles querem edição da medida provisória. Então a gente atendeu o pedido da categoria”, explicou a coordenadora.

LEIA MAIS: Enquanto o PISO DA ENFERMAGEM é negado, empresários de saúde enriquecem

A medida provisória (MP) em análise na Casa Civil é uma das iniciativas mais sólidas, até o momento, para garantia de fontes de financiamento para o piso salarial da enfermagem.

FÓRUM VAI ATÉ GABINETE DO MINISTRO DA CASA CIVIL:

Nesta terça-feira (14), o Fórum Nacional da enfermagem foi até o gabinete do ministro da Casa Civil, Rui Costa, para solicitar o envio da minuta da medida provisória do piso salarial da enfermagem.

A MP, após ser analisada por Rui Costa, deve ser entregue para edição do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A representante do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Pará (Sindsaúde-PA)Josilene dos Santos, também estava presente no local.

“Viemos aqui na mobilização cobrar que o ministro passe logo esse relatório para o presidente Lula para que a gente possa tornar realidade o piso no nosso contracheque”, disse.

No entanto, as representantes das entidades de saúde não foram atendidas pelo ministro para cobrarem o piso salarial enfermagem, mesmo após horas de espera no gabinete.

 

Fonte: JCNE10

https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/saude-e-bem-estar/2023/03/15198245-piso-salarial-enfermagem-audiencia-publica-no-congresso-nacional-e-cancelada-para-discussao-do-piso-da-enfermagem.html

Outras matérias relevantes