Inscrições começam nesta segunda-feira (6) e vão até 20 de junho. Já para as 1.586 vagas nos cursos de qualificação profissional, o cadastro será a partir de 11 de julho, presencialmente nas unidades.
O Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) abre nesta segunda-feira (6), as inscrições para 210 vagas em cursos técnicos. As oportunidades integram o total de 1.796 vagas do edital divulgado pela instituição em maio – as 1.586 restantes são de qualificação profissional com início dos cadastros marcado para julho.
Os interessados na formação técnica podem se inscrever até 20 de junho pela internet no site do Ceprocamp. Confira o passo a passo abaixo.
São sete cursos nas áreas de enfermagem, administração, logística, meio ambiente, segurança do trabalho e informática. É necessário que os candidatos tenham concluido o ensino médio ou estejam cursando a partir do 2º ano. As aulas começam em 26 de julho.
Não serão aplicadas provas por causa da pandemia da Covid-19. As aulas poderão ser presenciais ou remotas, de acordo com o estabelecido pelo Sistema Municipal de Educação de Campinas e do cenário da pandemia da Covid-19. Veja os detalhes de cada curso na tabela a seguir:
Como se inscrever
- Acesse o site da Ceprocamp até as 23h59 do dia 20 de maio.
- Selecione o curso desejado e clique em “Inscreva-se”.
- Informe o número do CPF.
- É necessário aceitar um termo de uso das informações fornecidas para o curso para prosseguir com a inscrição.
- O candidato será direcionado para um formulário onde deve preencher o nome completo, o e-mail e criar uma senha.
- Finalize o processo de inscrição e aguarde o resultado.
Cursos de qualificação profissional
A partir do 11 de julho, serão abertas as inscrições para as 1.586 vagas em 31 cursos de qualificação profissional. O cadatsro não será online.
Os interessados devem realizar a matrícula diretamente no balcão da secretaria escolar do Ceprocamp nas unidades Centro, José Alves no Satélite Iris e Ouro Verde. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.
Pré-requisitos para curso de qualificação
- Ter o seu próprio CPF.
- Ter a idade e os pré-requisitos exigidos para o curso pleiteado até o primeiro dia letivo do 2º semestre de 2022.
- Ter email válido.
O candidato poderá ter a matrícula efetivada em até dois cursos, desde que haja vagas remanescentes para o 2º curso e não sejam no mesmo turno. Os cursos terão duração de 10 ou 20 semanas.
Documentos necessários para a matrícula
- Original e cópia do RG
- Original e cópia do CPF
- Comprovante de endereço
- Comprovante de escolaridade
- Foto 3×4
Edital
O edital completo foi publicado na edição do Diário Oficial de Campinas e divulgado pela prefeitura no dia 31 de maio. Veja aqui o texto do edital na íntegra.
São 37 cursos no total, divididos nos turnos manhã, tarde e noite. As aulas começam em 26 de julho.
O processo classificatório é organizado pela Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) e pela Informática de Municípios Associados (IMA).
Onde serão as aulas
As aulas dos cursos técnicos serão no Ceprocamp Prefeito Antônio da Costa Santos, que fica na Avenida 20 de novembro, 145, Centro.
Já as aulas do curso de qualificação profissional acontecerão nas seguintes unidades:
- Ceprocamp Prefeito Antônio da Costa Santos: Avenida 20 de novembro, 145, Centro.
- Ceprocamp José Alves: Avenida Professor Mário Scolari, 91, Bairro Cidade Satélite Iris.
- Fumec Descentralizada Campo Grande: Rua Edson Luiz Rigonatto, 1.343, Bairro Jardim Santa Clara.
- Ceprocamp Ouro Verde: Rua Armando Frederico Renganeschi, 61, Jardim Cristina, Distrito Ouro Verde (localizado dentro do Horto Shopping no Terminal Ouro Verde).
- Fumec Descentralizada Casi: Rua Ademir Cubero Ruano, s/n, Bairro Jardim Campo Belo.
- Instituição Partícipe CIC Vida Nova: Rua Odete Therezinha Octaviano Santucci, 99, Vida Nova.
- Instituição Partícipe Vila União: Rua Dusolina Leone Tournieux, 143, Vila União.
- Instituição Partícipe São Marcos: Rua Dermeval da Silva Pereira, s/nº, São Marcos (Esquina com a Avenida André Grabois).

Fonte: G1