Notícias

Após ação do Cofen, número de profissionais de doenças renais é ajustado

Ministério da Saúde reestabeleceu o quantitativo de enfermeiros e técnicos de enfermagem que atendem doenças renais crônicas como hemodiálise, no âmbito do SUS

Em cumprimento à sentença imposta, o Ministério da Saúde alterou a portaria que reduzia o número de profissionais de Enfermagem no tratamento de doenças renais crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A conquista é resultante da ação judicial interposta pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em 2018, que provocou a edição do documento, pela pasta, reestabelecendo o quantitativo de profissionais que trabalham no cuidado da pessoa com Doença Renal Crônica – DRC, como indicado na Resolução Cofen 543/2017.

Com a alteração da portaria anterior, o número estipulado de pacientes por enfermeiro passou de 50 para 35 e de seis para quatro pacientes a cada técnico de enfermagem.

“Conseguimos mostrar a importância da manutenção do quadro de profissionais na Enfermagem Nefrológica e, com isso, impedir uma medida que poderia acarretar prejuízos graves à assistência e uma sobrecarga de trabalho aos profissionais”, afirmou Betânia Santos, presidente do Cofen.

 

Fonte: Ascom – Cofen

http://www.cofen.gov.br/apos-acao-do-cofen-numero-de-profissionais-de-doencas-renais-e-ajustado_90696.html

Outras matérias relevantes