Ciência

Estudo sugere terceira dose da Coronavac para pessoas com mais de 55 anos

A pesquisa foi feita pelo Instituto do Coração e pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com 209 pessoas

Um estudo feito pelo Instituto do Coração e pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) apontou a indicação de uma terceira dose para imunizados contra a Covid-19 com a Coronavac a partir de 55 anos. A pesquisa foi feita com 209 pessoas.

Do grupo, 101 foram medicados com a vacina em questão, sendo 42 idosos. Além disso, foram 72 recuperados da infecção de coronavírus e 36 do chamado grupo de controle, ou sejam, que não foram imunizadas nem contaminadas.

Os dados revelaram que a proteção induzida pela Coronavac é menor do que a adquirida naturalmente. Dos participantes vacinados, 95% tinham as células T, responsáveis pela eliminação das células infectadas. Já entre os recuperados, o percentual era de 99%.

Outro apontamento foi que os recuperados pela infecção com 55 anos ou mais apresentaram até seis vezes mais anticorpos do que os indivíduos com a mesma idade que foram vacinados.

A CNN pediu um posicionamento do Instituto Butantan, que produz a Coronavac no Brasil, mas ainda não tivemos retorno.

 

FONTE: CNN BRASIL

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/estudo-sugere-terceira-dose-da-coronavac-para-pessoas-com-mais-de-55-anos/

Outras matérias relevantes