Ciência Saúde

Alvejante nas partes íntimas? Médico explica riscos da confusão de Griphao

O assunto ganhou repercussão após Bruna Griphao usar um lenço umedecido com o produto durante o BBB 23. Ginecologista fala sobre os riscos da distração

Você sabe qual o modo correto de higienizar as partes íntimas? Apesar de ser um discussão conhecida, muitos ainda possuem dúvidas de como realizar a higienização de maneira correta e sem afetar a saúde.

Nesta semana, o assunto voltou com tudo nas redes sociais após a atriz Bruna Griphao se confundir e acabar usando um lenço umedecido com alvejante nas partes íntimas, no Big Brother Brasil 2023.

O ginecologista César Patez falou ao Correio sobre os riscos da distração.

“O alvejante é uma mistura de substâncias químicas onde o seu principal componente é o hipoclorito de sódio, que possui um pH básico totalmente diferente do pH vaginal, que é ácido, podendo assim causar um desequilíbrio no microbioma da pele, além de agredir intensamente”, alerta. “Causa prurido intenso e fissuras, propiciando até um processo inflamatório mais intenso, caso não seja tratado em tempo hábil”, complementa.

O médico esclarece que a maioria dos lenços de limpeza íntima possuem aparências semelhantes, mas é necessário se atentar às suas características. “A maioria dos lenços íntimos é fabricada com uma solução de sabão suave e ácido láctico, a fim de manter o pH vaginal no seu valor normal”, explica.

Entretanto, o especialista alerta que algumas pessoas podem ter alergia e apresentar “prurido local” — uma sensação incômoda na pele ou mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas.

César ressalta que não é recomendado usar lenços umedecidos diariamente e explica a forma correta de se higienizar: “O ideal é que seja feita a higiene do local com água corrente e sabão apropriado para a região íntima e os lencinhos devem ser reservados para situações ocasionais, onde o acesso a higiene fica difícil, como viagens, reuniões e demais situações”, conta.

“A higiene correta deve ser feita de duas a três vezes com água corrente usando os dedos, podendo associar algum sabonete neutro íntimo e em casos reservados como locais fora do domicílio, o uso da água boricada pode ser uma alternativa. Deve-se evitar usar esponjas, cotonetes ou qualquer outro apetrecho, pois podem favorecer o aparecimento de ferimentos”, finaliza.

Fonte: Correio Braziliense

https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2023/03/5077418-alvejante-nas-partes-intimas-medico-explica-riscos-da-confusao-de-griphao.html

Outras matérias relevantes