Ciência

Novo tipo de vacina contra o câncer pode driblar ‘escape’ de tumores por mutações, aponta estudo na ‘Nature’

Cientistas de Harvard desenvolveram vacina que, em camundongos e macacos, impediu que tumores se ‘defendessem’ de ataque do sistema imunológico; pesquisa foi publicada nesta quarta-feira (25). Mais estudos, em humanos, ainda são necessários para avaliar potencial da vacina.

Geralmente, as células T e as NK atacam pedacinhos (proteínas) do tumor que aparecem com mais intensidade na superfície quando ele está sofrendo algum dano. O câncer, entretanto, consegue driblar esse ataque, cortando fora esses pedaços.

A ideia da nova vacina é evitar esse corte – aumentando a quantidade de proteínas que aparecem na superfície do tumor atacado. Assim, o ataque duplo das células do sistema imune é facilitado.

Para os cientistas, os resultados apontam que a vacina é capaz de promover imunidade protetora mesmo contra tumores com mutações de escape.

Eles afirmam, ainda, que a vacina também é eficaz para inibir a metástase (espalhamento pelo corpo) do câncer depois da retirada de um tumor primário por cirurgia.

Fonte: G1

https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/05/25/novo-tipo-de-vacina-contra-o-cancer-nature.ghtml

Outras matérias relevantes