Notícias

Atendimento em Saúde da Mulher é tema de oficinas no 23º CBCENF

Cursos destacaram o empoderamento que o acesso à informação pode proporcionar para as mulheres

No primeiro dia de congresso, os cursos de Consulta de Enfermagem fizeram sucesso entre os participantes. A oficina, que aconteceu nesta segunda-feira (27), destacou a importância dos avanços no atendimento em saúde da mulher.

Pela manhã, o curso “Consulta de Enfermagem à Saúde Reprodutiva com abordagem nos métodos contraceptivos – fortalecendo o acesso universal ao Dispositivo Intra Uterino (DIU)”, teve foco nas análises e resultados sobre a inserção do DIU no estado de Alagoas. O enfermeiro Eduardo Araújo enfatiza que é papel da Enfermagem discutir e ampliar a conversa sobre saúde reprodutiva no Brasil, mostrando que é possível realizar esse trabalho dentro da assistência básica. Para ele, a saúde sexual e reprodutiva é um campo amplo com difíceis abordagens em uma sociedade patriarcal, mas que deve ser um diálogo realizado dentro das consultas de Enfermagem para além de atender, informar e abrir possibilidades sobre direitos reprodutivos para a mulher.

Após capacitação realizada com os enfermeiros da região pelo Coren-AL e Cofen, houve um aumento significativo no acesso e inserções realizadas pelos profissionais no estado. Como é prolongado e reversível, muitas das vezes esse procedimento é a opção ideal para as usuárias do Sistema Único de Saúde. Durante a oficina houve também uma demonstração de como ocorre a inserção do DIU, que pode ser feita sem anestesia, sendo um procedimento ambulatorial.

Cursos fizeram sucesso entre os participantes

No período da tarde, o curso “Consulta de Enfermagem a Mulher com enfoque na Consulta Obstétrica com utilização da ferramenta Ultrassonográfica” foi conduzido pelos enfermeiros obstetras Joyce Maira Bernardes e o Reginaldo Lemos, do Hospital Sofia Feldman. O curso descreveu os aspectos técnicos da utilização do ultrassom no intuito de acompanhamento de toda gestação até o puerpério e descreveu o crescimento do número de enfermeiros que estão sendo capacitados para conseguir usar essa ferramenta dentro das consultas de Enfermagem.

O coordenador da Comissão de Saúde da Mulher, Valdecyr Herdy, ressaltou que o uso das ferramentas de DIU e ultrassom são mais um ponto para compor a importância da consulta de Enfermagem. Segundo ele, é necessário fortalecer cada vez mais a consulta para melhorar o atendimento das mulheres usuárias da atenção básica.

Os congressistas puderam enviar perguntas, que foram respondidas pelos membros da Comissão de Saúde da Mulher ao vivo.

De forma geral, a oficina esclareceu o impacto da consulta de Enfermagem na atenção primária, em especial, no empoderamento e acesso à informação e atendimento que ela pode proporcionar para as mulheres.

 

Fonte: Ascom – Cofen

http://www.cofen.gov.br/atendimento-em-saude-da-mulher-e-tema-de-oficinas-no-23o-cbcenf_91547.html

Outras matérias relevantes